Regras
Autoridade do árbitro
O árbitro é a autoridade máxima de cada luta.
O resultado de cada luta proclamado pelo árbitro é soberano.
O resultado proclamado de uma luta só poderá ser alterado nos seguintes casos:
• Se houver interpretação errada do placar.
• Se o atleta declarado vencedor tiver finalizado o adversário utilizando golpes restritos não observados pelo árbitro.
• Se o atleta tiver sido desclassificado por ter aplicado golpe permitido. Nesse caso, quando a interrupção da luta e a desclassificação acontecerem antes do atleta que sofreu o ataque ter batido, o combate retornará ao centro da área de luta e o atleta
que aplicou o golpe receberá dois pontos. No caso do atleta que sofreu o golpe ter batido antes da interrupção da luta e da
desclassificação, o atleta que aplicou o golpe será declarado vencedor.
• Se o árbitro cometer um erro de direito, que consiste na aplicação incorreta das regras do esporte previstas neste livro.
O erro de direito não inclui interpretações subjetivas do árbitro na marcação de pontos, vantagens ou punições.
Para alterar o resultado proclamado de uma luta, as seguintes condições devem ser observadas:
• O árbitro poderá consultar o diretor de arbitragem do evento, mas caberá ao árbitro a decisão final de alterar ou não o
resultado proclamado.
• O diretor de arbitragem deverá consultar a mesa central do evento sobre o andamento da chave e só poderá autorizar a
alteração do resultado caso a chave não tenha avançado para a fase posterior.
Formatação da arbitragem
A organização do campeonato poderá optar por escalar três árbitros para uma luta sempre que considerar necessário.
• Nesse caso, dois árbitros laterais ficarão sentados em cadeiras posicionadas em cantos opostos da área de luta.
• Os árbitros laterais terão poderes iguais ao do árbitro central e toda e qualquer marcação ou retirada de pontos, vantagens
ou punições deverão ser confirmadas por pelo menos dois dos três árbitros.
• Em caso de concordância com o árbitro central, os árbitros laterais permanecerão sentados nas cadeiras nos cantos da área
de luta.
• Em caso de discordância com o árbitro central, os árbitros laterais deverão levantar das cadeiras nos cantos da área de luta e
assinalar a marcação de pontos, vantagens, punições ou a retirada das mesmas utilizando os gestos previstos nesta regra.
• No caso dos árbitros marcarem três pontuações diferentes para um mesmo movimento, valerá a marcação intermediária
(Ex. Quando um árbitro marca passagem de guarda, o segundo marca vantagem e o terceiro pede a retirada dos pontos, será
assinalada no placar uma vantagem).
• Em caso de empate ao final da luta, o árbitro central e os árbitros laterais manterão suas posições e proclamarão o resultado
da luta levantando cada um o braço referente ao atleta que considerarem vencedor do combate.
Funções do árbitro
Caberá ao árbitro chamar os atletas para a área de luta no início do combate.
Caberá ao árbitro fazer a checagem final de todas as exigências de vestimenta, higiene, etc. Caso um dos atletas não atenda a
qualquer das exigências, caberá ao árbitro determinar que a exigência seja cumprida em tempo determinado.
Caberá ao árbitro posicionar os atletas na área de luta antes do início do combate.
• O atleta que ficar à direita do árbitro terá a sua pontuação assinalada pelo braço direito do árbitro, diferenciado do esquerdo
por uma braçadeira verde e amarela que indicará que os pontos do atleta serão marcados na seção verde e amarela do placar.
• O atleta que ficar à esquerda do árbitro terá a sua pontuação assinalada pelo braço esquerdo do árbitro, que não apresenta a
braçadeira e seus pontos serão marcados na seção sem cores do placar.
Caberá ao árbitro fazer o posicionamento dos atletas de acordo com a cor do kimono que usam.
• Caso os dois atletas estejam de kimono da mesma cor, o primeiro atleta a ser chamado ficará à direita do árbitro, receberá a
faixa verde e amarela de identificação, mantendo também a sua própria faixa amarrada na cintura.
• Caso um atleta esteja de kimono branco e outro atleta de kimono azul ou preto, o atleta de kimono azul ou preto ficará à
direita do árbitro.
• Caso um atleta esteja de kimono preto e o outro atleta de kimono azul, o atleta de kimono azul ficará à direita do árbitro
Caberá ao árbitro dar inicio à luta.
Caberá ao árbitro interromper a luta quando achar necessário.
Caberá ao árbitro fazer com que os atletas cumpram a obrigação de lutar no centro da área de luta.
• Quando os atletas estiverem com 2/3 do corpo fora da área de luta, em posição no solo estabilizada, o árbitro interromperá
a luta e, observando a posição de cada atleta, reiniciará o combate no centro com os atletas em posições idênticas as do
momento da interrupção.
• Quando os atletas estiverem com 2/3 do corpo fora da área de luta, em pé ou em posição no solo mas não estabilizada, o
árbitro interromperá a luta e reiniciará o combate com os dois atletas em pé no centro da área de luta.
• Quando um atleta estiver com um golpe de finalização encaixado na área de segurança, o árbitro não interromperá o
combate.
• Quando um atleta estiver com um golpe de finalização encaixado e no movimento de defesa do adversário os dois atletas
forem para fora da área de segurança, o árbitro interromperá o combate e recomeçará a luta no centro com os atletas em
pé. Nesse caso, quando o árbitro tiver clareza que o movimento que levou à saída da área de luta foi iniciado pelo atleta que
estava sob o ataque da finalização, ele assinalará 2 (dois) pontos para o atleta que tinha o golpe de finalização encaixado,
como previsto no ítem 3.1.1.
Caberá ao árbitro nas categorias de idade até 12 anos proteger a cervical do atleta se posicionando atrás deste quando ele é
retirado do solo pelo adversário em caso de triângulo ou guarda fechada.
Caberá ao árbitro assinalar toda e qualquer punição, vantagem ou pontuação referente a cada atleta.
Caberá ao árbitro advertir e desclassificar os atletas.
Caberá ao árbitro solicitar a entrada do atendimento médico na área de luta.
Caberá ao árbitro encerrar a luta ao final do tempo regulamentar.
Caberá ao árbitro proclamar o resultado da luta.
Caberá ao árbitro levantar o braço do vencedor da luta e somente do vencedor, mesmo em caso de acordo entre dois atletas
da mesma academia.
gestos e ordens verbais do árbitro
O árbitro utilizará uma série de gestos e comandos verbais para se comunicar com os atletas e mesários durante a luta. Abaixo,
a relação de gestos e comandos para cada situação de luta:
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Chamar os atletas para dentro da área
de luta
GESTo:
Braço dobrado em um ângulo de 90º
fazendo movimentos de flexão em
direção ao seu corpo.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Início da luta.
GESTo:
Braço esticado à frente seguido de
movimento vertical do braço em
direção ao solo.
orDEm VErbAL:
Combate!
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Interrupção da luta e do cronômetro e
encerramento da luta.
GESTo:
Braços abertos e elevados até a altura
dos ombros.
orDEm VErbAL:
Parou!7
SiTuAÇÃo DE LuTA:
1ª Advertência por falta de
combatividade.
GESTo:
Braços a frente, na altura do peito com
as mãos segurando os antebraços
seguido do braço referente ao atleta
advertido na diagonal apontando o solo.
orDEm VErbAL:
Lute!
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Demais advertências por falta de
combatividade.
GESTo:
Braços à frente, na altura do peito com
as mãos segurando os antebraços.
orDEm VErbAL:
Lute!
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Punição.
GESTo:
Braço referente ao atleta a ser punido
elevado à altura do ombro com o
punho fechado.
orDEm VErbAL:
–8
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Desclassificação.
GESTo:
Braços acima da cabeça com punhos
cruzados e mãos fechadas seguido de
indicação do atleta desclassificado com
o braço referente ao mesmo esticado
em direção à faixa do atleta.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Vantagem.
GESTo:
Braço referente ao atleta que receberá a
vantagem esticado paralelo ao ombro
com a mão aberta e a palma da mão
virada para solo.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
2 (dois) pontos:
Queda, raspagem e joelho na barriga.
GESTo:
Braço referente ao atleta a receber os
pontos erguido com os dedos indicador
e médio levantados.
orDEm VErbAL:
–9
SiTuAÇÃo DE LuTA:
3 (três) pontos: passagem de guarda.
GESTo:
Braço referente ao atleta a receber os
pontos erguido com os dedos indicador,
médio e anelar levantados.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
4 (quatro) pontos: montada e pegada
pelas costas.
GESTo:
Braço referente ao atleta a receber os
pontos erguido com os dedos indicador,
médio, anelar e mínimo levantados.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Retirada de pontos.
GESTo:
Braço referente ao atleta que recebeu os
pontos erguido e balançado com a mão
espalmada na altura da cabeça.
orDEm VErbAL:
–10
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Declaração do resultado da luta.
GESTo:
Braço do atleta vencedor erguido
de frente para a mesa de arbitragem
mantendo o braço do atleta perdedor
abaixado.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Arrumação do kimono pelo atleta.
GESTo:
Após indicar o atleta com o braço
estendido em direção à cintura do
mesmo, cruza os braços em direção
ao solo na altura da cintura.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Recolocação da faixa.
GESTo:
Após indicar o atleta com o braço
estendido em direção à cintura do
mesmo, mãos na altura da cintura
simulando o aperto de um nó em
uma faixa imaginária.
orDEm VErbAL:
–11
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Advertir que atleta deve se manter
dentro da área de luta.
GESTo:
Após indicar o atleta com o braço
estendido em direção à cintura do
mesmo, mão na altura do ombro com
dedo indicador estendido e fazendo
movimento circulares.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Sinalizar que o atleta deve ficar de pé.
GESTo:
Indicar com o braço estendido o atleta
que deve se levantar seguido do mesmo
braço elevado até a altura do ombro.
orDEm VErbAL:
–
SiTuAÇÃo DE LuTA:
Sinalizar que o atleta deve voltar à
posição no solo determinada pelo
árbitro após interrupção da luta.
GESTo:
Indicar o atleta com o braço estendido
na altura do ombro seguido do braço
apontando o solo cruzando o corpo.
orDEm VErbAL:
–